A cultura judaico-cristã nos ensina que somos pecadores e carecemos da graça e do perdão de Deus.
Comumente, há muita confusão entre o que é pecado e pecador.
Dizemos que aquele é pecador, ou o outro, e que há pecados maiores ou menores.
Se nos guiarmos pela Biblia, aprendemos que somos todos pecadores. Não há ninguém santo, nem um sequer. Nossa condição diante de Deus é de pecadores, não há nada mais que possamos fazer.
Isto significa dizer que, façamos o que fizermos, dizermos o que dissermos, estaremos sendo, fazendo e dizendo como pecadores. Deus no vê assim: Pecadores necessitando de perdão.
Estejamos onde estivermos, na Igreja, no circulo biblico, orando, estudando a Biblia, estamos em pecado, pois somos pecadores. Não podemos nos salvar a nós mesmos.
Mas então, como poderemos nos salvar? esta é a pergunta.
A OBRA DE CRISTO POR NÓS
Para podermos entender isto, conto uma pequena história.
Quando Deus criou o ser humano, e este o desobedeceu e foi expulso do paraíso, depois de certo tempo, Deus iniciou o processo de salvação do povo.
Então, ele enviou os juizes, profetas, pregadores. Alguns morreram, outros foram mortos, perseguidos, sofreram muito.
A certa altura, Deus então, percebeu que não havia mais ninguém para enviar, então chamou seu filho para conversar.
Estando a par da situação, o Filho se ofereceu para salvar o povo.
Veio então Jesus, que viveu entre nós.
Jesus então veio, foi morto e sepultado, e no terceiro dia ressuscitou.
Deus, então, agora olha para a humanidade com os olhos de Jesus. Jesus é o óculos de Deus.
Quando Deus olha a humanidade, ele enxerga pecadores, que merecem o castigo. Porém, quando Deus põe Jesus diante dos olhos,é como se ele pusesse um óculos.
Ele nos vê como pecadores, mas, através de Jesus, ele nos enxerga como santos, por causa da santidade de Jesus. É somente por Jesus que somos salvos.
Por isto, podemos nos despreocupar do pecado e pecar a vontade, pois é isto que sabemos fazer de verdade. Deus nos salva não pelo fato de pecarmos mais ou menos, pois para ele nós só sabemos pecar, pois somos pecadores.
Então, Deus nos salva apenas e só por intermédio de Cristo. Dos cristãos é pedido a fé. Ela é que nos santifica e salva através da vida e obra de Jesus. De nossa parte, não há Boa Obra. Não pode haver, pois nossas obras são obras de pecadores.
Por isto, não há pecado maior ou menor, nem pecador maior ou menor, nem aquele é mais santo do que este, nem mesmo que seja padre. Diante de Deus, somos todos iguais. Todos precisamos do amor e da compreensão de Deus para nos salvar.
Um comentário:
Quando a filosofia e a teologia se encontram. As perguntas que guiam ambas são as mesmas, mas as respostas serão, todavia, diferentes.
Postar um comentário